VBA2C no SUS




"Ela chegou gritando e esperneando como se estivesse sendo torturada... A conheci hoje, no plantão de retaguarda da maternidade que tem 98% de cesáreas pelo SUS, restanto os 2% de PN dos dias que estou de plantão, isso mesmo que ouviram 98% de cesáreas pelo SUS! Ela com 23 anos, terceira gestação, 2 cesáreas anteriores, 38 semanas, bolsa rota e 5cm de dilatação, colo finíssimo, apresentação baixa. A mãe chorando e as duas juntas pedindo "PELO AMOR DE DEU DOUTOR, FAÇA UMA CESÁREA". Sentei ao seu lado no pré-parto, apaguei as luzes, pedi pra enfermagem sair (nesse hospital elas não tem a mínima prática com PN). Entre as contrações ela acalmou-se porém durante elas virava bicho e não ouvia nada, se contorcendo e gritando ...que o...médico do pré-natal falou que ela não podia ter parto normal de jeito nenhum pois no caso dela era impossível! Perguntei se ela já quis algum dia ter PN e ela ...disse que sempre quis mas os médicos sempre falaram que ela não podia. No primeiro bacia estreita, no segundo não dilatou e agora pois já tinha 2 cesáreas. Insisti mais um pouco em tentar acalmá-la e explicar os possíveis benefícios do bebê nascer natural, mas foi em vão naquele momento. A enfermagem e a pediatra me olhando com olhos de "oque vc está esperando pra chamar o anestesista pra cesárea?". Falei em voz baixa PARA O BEBÊ NÃO OUVIR: "Liga pro anestesista e diga que teremos uma cesárea!" Percebi que contentei a todos nesse momento. A paciente, a mãe, a enfermagem e a pediatra. Chegou o anestesista que não viria para uma analgesia de parto se eu chamasse, mas... pedi que fizesse uma dose menor apenas para tirar a dor mas que não seria cesárea! Todos se assustaram "Como assim? Com 2 cesáreas anteriores? Aquele olhar de "ele deve estar louco!". Anestesia feita, a dor passa, suficiente pra EU CONSEGUIR CONVERSAR COM ELA: "E agora, está bom pra vc assim? A dor melhorou? Seu problema está resolvido? Vamos resolver o do bebê agora. O bebê está super bem, e me disse que está querendo muito nascer de parto normal. Ele não sabe ainda que vai ser cesárea. Ele está na posição e quase saindo e vc tem a passagem ótima pra ele, vamos tentar ou se preferir ainda posso fazer a cesárea". Ela me olhou, arregalou os olhos ao mesmo tempo que veio um puxo e começou a fazer força...Ela sorriu e percebeu que podia... Fez mais força e se empolgou! Na terceira ele nasceu perfeito e com nota 10 do pediatra. Foi ao colo da mãe que o beijou muito dizendo: Sempre me falaram que eu não ia conseguir! Não acredito que consegui fazer isso!... Caros cesaristas de plantão: elas pedem ajuda e não cesárea!!"

Braulio Zorzella, Jaú- SP (médico)

VBA2C = PNA2C: Parto Normal após duas cesáreas

Comentários

  1. Ótimo para ela! Se fosse comigo não iria gostar e de certo me sentiria desrespeitada. Então paremos se generalizar as escolhas humanas, respitemos a individualidade e maissssssssss a escolha da mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus que nem todos os médicos têm a mesma opinião se não a mulher sutilmente ou brutalmente seria induzida a um só tipo de parto! Ainda bemm que há os " de plantões " pois só assim a mulher ainda terá alguma autonomia sobre a suaaa próprias via de parto!

      Excluir
    2. Obs: " elas" é gente demais!

      Excluir
    3. Obs: " elas" é gente demais!

      Excluir
    4. Obs: "elas" é gente demais..

      Excluir
    5. Obs: "elas" é gente demais..

      Excluir
    6. E ele nao respeitou ? Ele foi o unico profissional sincero com ela. Que explicou,que mostrou o que os outros fizeram (induziram ela a crer que nao podia) viu escrito q ela disse que queria mas acreditava que nao podia PQ FOI INDUZIDA A CRER PELOS CESARISTAS DE PLANTAO. Ele deu a opçao pra ela depois de explicar e dizer toda a verdade que ela desconhecia. Toda mulher DEVE TER INFORMAÇAO a partir dai ela faz o que achar melhor. Mas sem informaçao é apenas uma tola. Uma boneca de fantoche na mao desses medicos cesaristas que so estao intwressados em ganhar dinheiro e nao no bem estar de mulher nenhuma.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu email correto para respostas!