Relato Bruna, nascimento da Ana Luiza

Sou Bruna da Silva Almeida Dutra, de Fortaleza-CE. Durante a minha primeira gestação, no ano de 2007, comecei a frequentar sites e fóruns sobre gravidez e maternidade, procurando me informar ao máximo sobre tudo e por isso mesmo optei pelo parto normal. Peguei indicação de uma médica em Fortaleza que me disseram fazer partos normais e fui em frente com o pré-natal. Com 31 semanas minha US indicou placenta grau II/III e o ILA um pouco diminuído, mas ainda dentro do normal. A médica me mandou fazer repouso e maior ingestão de líquidos para tentar melhorar o ILA, ultrassons 2 vezes por semana para verificar se o fluxo do cordão se mantinha normal e injeção para amadurecer os pulmões do bebê pois provavelmente minha gestação não seria a termo e o nascimento seria antecipado através de uma cesárea.  Fiquei apreensiva pela saúde do meu filho e não questionei em nenhum momento a decisão dela.  Meu filho João Paulo nasceu às 36 semanas às 19:00, passou a noite na UTI em observação por causa de uma taquipnéia transitória, que a neonatologista nos informou ser um desconforto respiratório, comum em bebês que nascem de cesárea, em qualquer  tempo de gestação, mas que não era preocupante. Na manhã seguinte fui amamentá-lo na UTI, ele pegou o peito de primeira, na manhã seguinte recebemos alta. Minha recuperação da cirurgia não foi nada agradável. Sentia dores em quase todos os movimentos e achei horrível aquela cicatriz enorme, visível, exposta...
Na minha 2ª gestação, no ano de 2009 estava convicta na busca pelo parto normal, pois pelas informações que peguei na net, era possível tentar um PN após 2 anos da cesárea e pela DPP seriam 2 anos e 2 meses.  Num fórum sobre parto humanizado noOrkut , vi comentarem sobre a Dra. Bárbara Schwermann, uma GO humanizada que atuava em Fortaleza. Na época eu tinha 2convênios, o do trabalho do meu marido, que era mais completo, com direito à apartamento, e o do meu trabalho, que dava direito à internação apenas  em enfermaria, mas somente neste a Dra. Bárbara atendia. Marquei uma consulta, falei sobre minha cesárea. Ela disse que se eu estivesse com ela, não teria feito a cesárea, teria apenas feito um monitoramento mais constante e se o Doppler estivesse sempre ok, não teria porque antecipar o parto. E falou também que era perfeitamente possível tentar este parto normal. Animei-me bastante, porém na consulta seguinte com minha GO ela disse que poderia tentar o PN e eu me agarrei nessa promessa. Até porque essa GO era do convênio do trabalho do meu marido e eu poderia ficar em apartamento. Ah se eu soubesse o quanto me custaria a estadia nesse apartamento...  Com 39 semanas, comecei a sentir pequenas cólicas na manhã do dia 13/01/2010. Em seguida vi sair o tampão e passei a contar os intervalos das contrações. Estavam irregulares e bem espaçadas, algo em torno de 15 minutos. Eu na minha inocência (ou burrice) liguei pra GO e perguntei se ela achava que eu devia ir p/ o hospital. Ela disse que eu fosse para ela me avaliar. O Marcelo (meu marido) e eu também achamos o mais prudente, por causa da minha cesárea anterior. No exame ela disse que eu não havia dilatado nada ainda e que o colo estava grosso e posterior, ou seja, nada favorável. Em vez de me mandar pra casa, ela me internou e disse que na hora do almoço viria novamente me examinar. Chegou o almoço, 2 cm de dilatação, colo grosso. E assim foi no decorrer da tarde e começo da noite, pouca evolução, palavras negativas da médica, as dores aumentando e eu sem nenhuma orientação de como fazer para aliviá-las. Estava no apartamento com meu marido, minha mãe e minha sogra, que fez questão de ficar lá o tempo inteiro.  Para minha agonia, porque ela tem um sobrinho cuja filha tem paralisia cerebral em decorrência de um parto normal malsucedido. Então sempre que a médica aparecia com seus pareceres negativos (“a dilatação não está evoluindo bem”, “estamos nos arriscando...”) minha sogra, apesar de não dizer uma palavra, tinha um semblante de desespero. Pra terminar de ferrar tudo, aquele era o dia do aniversário de casamento da doutora. Imaginem como ela tava doida para se livrar de mim... Eu, porém, me mantinha firme e disse que preferia esperar. Ela saiu para jantar com seu marido. Quando voltou eu estava com 5 para 6 cm. A madrugada foi passando, a dor chegou num nível insuportável, além do cansaço, pois estava há quase 24 horas sem dormir, sem comer nem beber água, por orientação da doutora, pois se tivesse que fazer cirurgia, eu deveria estar em jejum. Às 6 da manhã do dia 14, com 7 cm, eu implorava por uma anestesia, não tinha mais forças para suportar aquela dor. E a médica dizendo que não poderia me dar uma epidural, pois se fosse fazer cirurgia, a anestesia seria outra. Cheguei ao meu limite! Meu limite físico e psicológico. Não aguentei a pressão e a dor e me entreguei à cesárea. A doutora havia me vencido no cansaço. Nasceu à 07:00 da manhã a minha Cecília. Nem preciso dizer que o pós-parto foi uma droga, né? Dor física e dor na alma. Nunca mais voltei a ver aquela médica, não fui nem pra consulta de revisão da cirurgia. Sei que foi errado, mas não podia mesmo olhar pra cara dela. Mas também não me entreguei à tristeza porque tinha uma linda menina para cuidar. Chorei algumas vezes, mas até que superei rápido.
Bem, agora vamos à melhor parte desta história, que é o meu VBA2C!!! Confirmei a gravidez em fev/12, já estava com quase 2meses e de mudança para outra cidade para qual meu marido havia sido transferido. Mas como queria o parto em Fortaleza, perto do restante da minha família, procurei um GO em Fortaleza e outro em Juazeiro por precaução. Não procurei a Dra. Bárbara porque havia saído da empresa que trabalhava por causa da mudança de cidade e perdi o convênio pelo qual ela atendia. Ainda fiz uma tentativa com uma médica do meu convênio que havia feito um parto normal numa amiga da minha irmã. Quem sabe ela me dava uma esperança... Mas na 1ª consulta logo ela foi categórica: “Depois de 2 cesáreas não se pode tentar PN”. Meus olhos ficaram marejados, mas nada havia a fazer, a não ser me conformar. A gravidez foi passando, eu já pensando na melhor data para marcar a cesárea, de acordo com as férias do Marcelo.
Em julho, estava em Fortaleza e fui ao chá de bebê de uma amiga. Ela me perguntou se eu não iria tentar normal dessa vez. Aí eu disse que não dava, pois já eram 2 cesáreas. Aí ela: “Mas eu li tantos relatos, tem até a sigla né, VBC... não, VBAC... E tem também VBA2C, VBA3C...” “- Como assim??” Eu pensei. Só tinha visto relatos de VBAC, como eu nunca tinha lido esses outros??? Assim que cheguei em casa fui direto pra net e quase virei noite devorando relatos e mais relatos de VBA2C.  Encontrei inclusive relatos em listas antigas sobre parto humanizado em Fortaleza no Orkut.  Tão antigas que quase todo mundo que escreveu já havia abandonado o Orkut, só um monte de posts anônimos... E em quase todos os tópicos só falavam na Dra. Bárbara. Até que vi comentarem sobre uma tal Dra. Darluce e um tal Dr. Luiz Carlos. Imediatamente abri a página do meu convênio para ver se um desses dois faziam parte da rede credenciada e... lá estava, o primeiro nome da lista: Dra. Darluce Brasil. Fiquei eufórica! Ainda ia passar mais uma semana em Fortaleza, quem sabe eu conseguia uma consulta com ela. Liguei no dia seguinte e consegui marcar para meu último dia em Fortaleza, com 33 semanas de gestação. Na consulta ela ouviu minha história, perguntou quando havia sido a última cesárea (havia sido há 2 anos e meio) e disse que poderíamos tentar. Disse também que a cada cesárea o desafio era maior, mas que tentaríamos. Saí de lá feliz e apreensiva ao mesmo tempo, pois essa expressão “podemos tentar” foi a mesma usada pela outra GO antes do parto da minha filha. Eu sabia que o melhor a se fazer seria contratar uma doula, mas por questões financeiras achei melhor não ir adiante com essa ideia. Afinal agora chegaria mais uma boquinha pra alimentar e eu tão cedo não volto a trabalhar pois não  tenho familiares em Juazeiro para me ajudar com as crianças.
Fiz uma ultra com 35 semanas em Juazeiro e tudo perfeito: bebê cefálica, dorso a esquerda, sem circular, aprox. 2,700 kg, Doppler normal. Por esses dias eu comecei a fazer a novena a Nossa Senhora do Bom Parto e a cada dia que a rezava eu me enchia de confiança que tudo daria certo. Cheguei de vez em Fortaleza no dia 25/08/12 com 36 semanas. Vim antes pra não ter perigo de nascer lá.  Para vocês terem ideia do “nível de cesarismo” da GO que me acompanhava em Juazeiro, ela disse que meu parto deveria ser marcado com 38 semanas para não ter perigo de entrar em TP e meu útero arrebentar. Se ela soubesse que eu ia tentar normal... haha, ia ter um ataque.
Nessa semana que cheguei a Fortaleza ouvi falar do grupo VBAC no Facebook. Li vários e vários posts e fui me inspirando em cada um deles.  Sempre que podia eu estava indo a missa além do domingo, que eu já vou sempre. No dia 29/08/12, antes de ir à missa, estava lendo um post no grupo , da Camila Andrietta, que  falava do quanto é inútil se indignar e não correr atrás de uma equipe confiável, se entregando apenas à sorte nas mãos de um médico de convênio. A partir dali decidi que precisava mesmo de uma doula. Não me via passando de novo por um TP estressante, mal orientado, desumano. Na missa, eu senti uma confiança muito grande à medida que a leitura da liturgia do dia era proclamada:
“Naqueles dias, o Senhor dirigiu-me a palavra dizendo: «Tu, porém, cinge os teus rins, levanta-te e diz-lhes tudo o que Eu te ordenar. Não temas diante deles; se não, serei Eu a fazer-te temer na sua presença. E eis que hoje te estabeleço como cidade fortificada, como coluna de ferro e muralha de bronze, diante de todo este país, dos reis de Judá e de seus chefes, dos sacerdotes e do povo da terra. Far-te-ão guerra, mas não hão-de vencer, porque Eu estou contigo para te salvar” Jer 1, 17-19.
Liguei no dia seguinte (30/08/12) para uma enfermeira obstetriz que é uma das responsáveis pelo Instituto Ishtar em Fortaleza, e inclusive ela havia sido minha colega nos tempos de escola, a Semírames. Marcamos uma reunião no dia 04/09/12 com a doula Kelly Brasil, que é a outra responsável pelo Instituto.
No fim de semana o Marcelo ainda estava em Juazeiro e a previsão era chegar aqui no feriado (7/set). Ele me falou que havia feito uma oração pelo parto e ao tirar uma palavra “aleatoriamente” da Bíblia, Deus havia dado esta passagem para ele rezar: Jer 1, 17-19 (!!!). Que confirmação do Senhor! Agora eu não tinha medo que nada desse errado.
 Eis que exatamente no dia da reunião (04/09/12) eu acordo com um pouco de água encharcando minha calcinha. Estimei a quantidade em umas 3 a 4 colheres de sopa, devia ser uma rotura alta da bolsa.  Na minha inexperiência, liguei pro meu marido e falei que era melhor ele vir imediatamente de Juazeiro, pois eu estava com uma pequena ruptura na bolsa. Fui à reunião tranquila, lá conheci a Kelly, muito simpática, e ficou combinado que ela me acompanharia no meu parto. Quanto à rotura, a Semírames me explicou que não havia motivo para me preocupar, que isso por si só não seria indicação de cesárea e que as roturas altas muitas vezes acabam por se fechar. Me indicou tomar 1g de vitamina C a cada 12 horas para prevenir infecções, dobrar a ingestão de líquidos (de 2 para 4 litros) e que no mais eu poderia manter minha rotina normalmente. Disse para eu entrar em contato com a Dra. Darluce e que ela provavelmente solicitaria uma US pra confirmar se o nível do líquido estava ok. Nessa altura o Marcelo já estava encarando as 7 horas de estrada de Juazeiro do Norte para Fortaleza.
Combinei com o Marcelo que só contaríamos sobre minha tentativa de parto normal para meus pais e minhas irmãs e só porque eles teriam que nos ajudar com as crianças quando eu entrasse em TP. A família dele e os amigos só saberiam quando eu estivesse no hospital e no expulsivo. Não queríamos criar expectativas nem preocupações a ninguém.
Nos dias seguintes sempre saíam algumas gotas de líquido amniótico e eu só pedia a Deus para minha princesa chegar logo, antes que essa perda ficasse preocupante. E eu já estava com 38 semanas. No sábado fui fazer a US, o médico que fez disse que o ILA estava baixo e eu gelei. Fiquei nervosa esperando sair o laudo e quando vi tava 10,7... Totalmente normal. Na noite de sábado para domingo senti 2 contrações com cólica bem leve. Quando acordei até achei que pudesse ser impressão minha, de tanta vontade que eu tinha de sentir logo dor. O domingo (09/09/12) foi passando e apenas algumas contrações indolores apareceram. À noite na missa eu estava bem indisposta e passei oi tempo todo sentada. No finalzinho da missa eis que senti algumas colicazinhas. Depois fui lanchar com o Marcelo e o João Paulo.
Cheguei na casa da minha mãe por volta de 23:00 hs e as cólicas começaram a aparecer em todas as contrações. Arrumei algumas coisas que faltavam e à meia-noite comecei a contar os intervalos das contrações num aplicativo que baixei no celular (Contraction Timer, recomendo demais). Estavam um pouco irregulares, mas a maioria estava dando por volta de 5 minutos. Liguei para a Semírames e ela me orientou a tentar descansar um pouco e tomar um chá de camomila para tentar relaxar. Tomei um banho, tomei o chá e fui deitar sozinha no sofá da sala. Não queria incomodar ninguém. Por volta de 2 horas da manhã a dor ficou muito forte. A cada contração eu colocava as pernas para cima nos braços do sofá e ficava balançando e gemendo, não muito alto, para não acordar ninguém. Umas 5 horas eu comecei a contar os intervalos novamente e estavam com 3 min ou menos. Algumas vinham praticamente em cima das outras. Liguei pra Kelly e combinamos de nos encontrar no hospital. Liguei também para a Dra.Darluce e ela estava saindo de um plantão num município vizinho e falou que iria direto para o hospital. Nessa altura as dores estavam pegando mesmo. Não via a hora de chegar logo num apartamento e ficar mais à vontade. Mas antes a Dra. foi me examinar e disse que eu estava com 5 cm, mas com o colo grosso e por isso achava que o TP iria se prolongar um pouco. Isso eram umas 07:30, eu acho. Já estava me desanimando para entrar pela tarde e quem sabe pela noite com essas dores insuportáveis.
A Dra. saiu da sala de exame para solicitar minha internação e voltou com a notícia de que teríamos que ir para outro hospital, porque naquele a UTI neonatal estava sem vagas. O Marcelo ligou para outra maternidade que ficava próxima e lá tinha vaga. Cheguei na recepção com muita muita dor e aceitei a cadeira de rodas que o porteiro ofereceu. Quando sentei sentir escorrer um bocado d’água. Fui levada ao quarto, a Kelly perguntou se eu queria ir para o chuveiro e ficou enchendo a bola. Quando abri o chuveiro... surpresa! Não tinha água quente. Informaram-nos que só tinha água quente no 1º andar e todos os apartamentos de lá estavam ocupados. Só teria numa suíte onde precisaríamos pagar a diferença de R$ 240,00. No banheiro depois de uma contração veio um bocado de sangue. A Kelly disse que era bom, era sinal que o colo estava sendo trabalhado. E a dor forte, forte, forte. Cheguei naquele ponto de pensar “Pra que fui inventar isso, devia ter feito outra cesárea e pronto!” Por orientação da Kelly eu tentava respirar ao invés de me debater e gritar. A respiração ajuda mesmo a manter o equilíbrio, mas confesso que tinha horas que não conseguia e me contorcia. E a Kelly “Deixa a dor vir, é seu corpo de abrindo e o bebezinho chegando.” Não tem jeito, é o momento de ficarmos amigas da dor.
O Marcelo foi acertar a diferença para irmos pra essa suíte e em seguida desceu para comprar algo para comermos num supermercado em frente. Acho que eram umas 8 e meia para 9 horas. Comocei a sentir vontade de fazer força nas contrações, eram os puxos. Quando colocava força sentia mais água escorrendo. A Kelly fazia massagens nas minhas costas e colocava compressa quente. A Dra. Darluce veio me examinar e eu estava com 9cm! E já sentiu a Ana Luíza também!!! Bendito seja Deus! Em menos de 2 horas eu tinha dilatado quase todo o resto. Liguei pro Marcelo e ele veio correndo do supermercado. Desistimos então da transferência para a suíte, agora eu não ia mais precisar da água quente. Sentei na cama e a Kelly sentou na minha frente com uma faixa que ela colocou por trás das costas dela e que era para eu segurar e puxar enquanto fazia força nas contrações. Sugeriram que eu fosse pra banqueta e a Kelly sentou na minha frente com a faixa para eu puxar também. A luz estava apagada e elas seguravam uma lanterna. O Marcelo ficou sentado atrás de mim, segurando minhas costas. Ia ser um parto lindo...
Nesse momento, as coisas começaram a desandar um pouco. As enfermeiras do hospital começaram a adentrar o quarto e queriam porque queriam me levar para o centro obstétrico. Além de ser totalmente fora do protocolo ter a criança no apartamento, elas devem ter ficado desesperadas quando leram na ficha que eu já tinha uma cesárea. E olha que eu omiti a outra, a mais recente. Só não omiti as duas porque enfim elas veriam a cicatriz. A Dra. Darluce ainda tentou contornar, mais elas ficaram pressionando. Enfim, disseram que eu teria mesmo que ir, que eu teria lá todas as condições do apartamento e blá blá blá. Claro que eu sabia que jamais seria como no apartamento, mas resolvemos ir porque já tava complicando pro lado da doutora e eu não queria que ela fosse impedida de entrar nesse hospital por minha causa.
No centro obstétrico o cenário era um frio danado, uma iluminação que parecia o sol, um batalhão de enfermeiras e auxiliares e aquela maquinha com o apoio para as pernas. Me deitei e coloquei minhas pernas no apoio, aí uma auxiliar amarrou minhas pernas. E eu: “Por que estão me amarrando, não quero ficar amarrada!”. Aí o Marcelo pediu para me desamarrarem. Perguntei se não podia aumentar a temperatura, me disseram que não. Depois de toda a preparação o ritmo voltou ao normal: contrações, dores horríveis, força. Alguém disse que estava vendo a cabecinha e que no máximo em 2 min ela chegaria. A Kelly sugeriu que eu ficasse de cócoras e a Dra. concordou. Fiquei de cócoras na maquinha mesmo, a Kelly segurando um ombro e o Marcelo outro.  A cada contração eu fazia força e gritava de dor. A Dra. achou melhor fazer um cortinho para ajudar. Depois do corte, na próxima força que eu fiz, lá veio a Ana Luiza inteirinha!!!!! Que coisa linda minha filhota!!! A primeira coisa que fiz foi olhar pro Marcelo e dizer: “Eu consegui!” Ao mesmo tempo que ele dizia: “Conseguiu amor!” E me deu um beijo, com máscara e tudo. Puseram a maca na posição semi-sentada e colocaram-na no meu colo. Não deu pra colocar no peito porque o cordão era curto, não alcançava. Fiquei fazendo carinho nela e quando o cordão parou de pulsar o Marcelo cortou. Pouco depois saiu a placenta. Daí a pediatra levou a Ana Luiza com o Marcelo e a Dra. Darluce ficou fazendo os pontos. Eu estava nas nuvens... Pode não ter sido perfeito, pode ter sido cheio de intervenções, mas pelo menos foi normal. Tudo que eu queria era apenas um parto normal. Se pudesse ter sido humanizado, melhor. Mas não me entristeci nem um pouco, foi um parto muito desejado, batalhado. E eu consegui!!!
A recuperação não posso dizer que foi maravilhosa. Tive um pouco de dor nos pontos porque teimei em deitar em rede nos primeiros dias e pra levantar tinha que fazer força na região e acho que acabou inflamando alguma coisa. Mas foi só abolir a rede que melhorou. Senti um pouco de dor muscular pela força, culpa do meu sedentarismo. Mas essa foi bem leve. E senti também uma dor no cóccix nos primeiros dias e ficou um pouco ruim para sentar. Mas nada como aquele corte horrível na barriga, onde dói pra levantar, pra deitar, pra andar, pra tossir, pra rir.
Queria agradecer a todos que fizeram este parto possível. À Dra. Darluce, que poderia muito bem se render à praticidade e previsibilidade das cesáreas. À Kelly e à Semírames, que disseminam em Fortaleza a semente do parto humanizado. Aos familiares (os que sabiam) que torceram e rezaram por mim. Agradeço muito ao Marcelo, que ficou temeroso no início, mas que depois me apoiou totalmente e disse que faria o que fosse possível para tornar meu sonho em realidade. Valeu a pena viver essa experiência principalmente por ter você ao meu lado. E sou grata eternamente a Deus, que abriu todos os caminhos para que tudo desse certo. Até às 32 semanas eu estava conformadíssima com a cesárea e de repente tudo virou do avesso. Quer dizer, estava tudo do avesso e Deus virou para o lado certo. Hoje sei que “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13)
Para as outras mamães que sonham com um parto normal, tenho a dizer que lutem pelo seu sonho, vale a pena. Não acreditem no médico do convênio que diz que fará seu parto normal. Nas últimas semanas ele vai inventar uma desculpa qualquer para fazer uma cesárea. Faça uma varredura em todos os fóruns, listas, grupos e sites de parto humanizado e só confie nos médicos indicados e referendados pelas outras mães. Contrate uma doula, é fundamental. Só abra mão se não puder mesmo pagar. E ponha sua confiança no Senhor, pois Ele nos criou perfeitamente capazes de colocarmos nossos filhos no mundo.

Comentários