Ruptura uterina - FAQ

Perguntas frequentes
Quando mulheres e profissionais de saúde manifestam insegurança ou medo diante do parto normal com cesárea anterior o que está analisado é o risco de ruptura uterina, ou seja, as chances da cicatriz da cesariana anterior se romper com as contrações do trabalho de parto. Abaixo algumas das respostas.

A ruptura ocorre apenas em que já teve uma cesariana anterior?
Não. O útero é um músculo constituído por fibras musculares lisas que formam feixes dispostos em três camadas: interna (longitudinal), média (circular, que contém grande quantidade de vasos sangüíneos, chamada de estrato vascular) e externa (longitudinal).


Durante o trabalho de parto essas fibras se contraem para provocar a dilatação do colo, a porção mais inferior do útero:


Induções químicas com ocitocina ou misoprostol aumentam o risco do músculo uterina mesmo em quem está tendo seu primeiro filho e nunca teve cirurgias uterinas antes. Essa ruptura acontece em cerca de 1% das mulheres.

Outras cicatrizes pélvicas são um risco também?
Sim, cirurgias maiores de retirada de mioma, microcesariana ou outras intervenções que tenham cortado o útero até o miometrio apresentam um certo risco.

Como identificar a ruptura?
A ocorrência da ruptura uterina não pode ser prevista com precisão ou mesmo diagnosticada antes de realmente ocorrer, podendo acontecer durante o parto ou o nascimento. 
Os sinais abaixo estão relacionados com uma ruptura parcial (deiscência) ou total do útero:
◦ Sangramento vaginal
◦ Dor aguda entre as contrações
◦ Contrações que reduzem ou tornam-se menos intensas
◦ Dor ou sensibilidade abdominal incomuns
◦ Sinal de Bandl (anel próximo ou contíguo à cicatriz umbilical que separa o corpo do segmento inferior do útero)
◦ Sinal de Frommel (ligamentos redondos retesados e desviados para frente).
 ◦ Recessão da cabeça do feto (cabeça do bebê está se movendo de volta para dentro do canal do parto)
◦ Abaulamento abaixo do osso púbico (cabeça do bebê que se projeta para fora da cicatriz uterina)
◦ Dor intensa no local da cicatriz anterior

◦ Atonia uterina (perda do tônus ​​muscular do útero)
◦ Taquicardia materna (freqüência cardíaca acelerada) e hipotensão

◦ Batimentos cardíacos do feto apresentam desacelerações variáveis ou bradicardia
◦ Dor nos ombros
◦ Escurecimento da visão
 Paralisação do trabalho de parto


Quais os riscos da ruptura para mãe e bebê?
Para a mãe risco de hemorragia e perda do útero.
Para a criança risco de hipóxia, anóxia (falta de oxigenação) que pode lavar a danos cerebrais e, mais raramente, risco de morte.

Após uma ruptura em quanto tempo a criança precisa nascer?
Uma cesariana deve acontecer em no máximo 20 a 30 minutos após a identificação do risco.

Qual o risco de uma ruptura comparada a outras complicações do trabalho de parto?
Médicos especialistas afirmam que o risco de uma ruptura uterina, com uma incisão horizontal de baixa anterior não é maior do que qualquer outra complicação imprevista como sofrimento fetal, hemorragia materna de um descolamento prematuro da placenta ou prolapso do cordão umbilical.

Anel de Bandl



Ilustração da ruptura da cicatriz




Por: Rebeca Celes


Quadro de riscos:

Em trabalho publicado no The New England Journal of Medicine[iv], 2001, Lydon-Rochelle estudou 20.000 casos de PNDC no estado de Washington de 1987 a 1996. Avaliou o risco de RU nos casos de TP espontâneo, parto induzido com prostaglandinas, indução com outros meios com o grupo que partiu para uma cesariana eletiva. A seguir apresentamos uma tabela com os resultados:









Tipo de Parto

Ocorrência de RU

Cesariana eletiva

0,16%

TP espontâneo

0,52%

Indução sem prostaglandinas*

0,77%

Indução com prostaglandinas

2,45%


* lembremos que o uso de Citotec® começou a partir de 96, portanto excluído do estudo.



Uma tabela com resumo de variadas publicações que atenderam parto de mulheres com uma cesariana anterior que entraram em trabalho de parto:



Nome

Casos

PN (%)

Ruptura Ut.

Lydon

20.000

Não avaliado

0,45%

Berkeley

     529

313 (59,5)

0,57%

Gibbs

  1.192

746 (62,6)



Grupo Suíço

17.613

12.986 (73,7)

0,39%

Califórnia

  7.640

6.112 (80)

0,80%

Paul

     751

614 (82)

Igual

Portugal

     251

161 (64)



Marrocos

130 (2 ces)

65 (50)

3,07%

Dias (Virginia)*

25.700

Não fornecido

0,08%
* todos os partos, não somente com cesariana anterior.
       
Então temos quase 50 mil partos com uma cesaria anterior, excluindo os 25700 que eram aleatórios, com uma chance de RU variando em 0,4 (1 em 250) a 0,8% (1/125), não é muito alta se formos levar em conta números absolutos, mas nos casos que há fatores complicantes (macrossomia fetal, afecções placentárias, diminuição de liquido amniótico, bolsa rota há mais de 18 horas, e outras) deve-se ponderar os benefícios e riscos individualmente. Por outro lado alguns autores previnem que a RU é três vezes mais freqüente nos casos de tentativa de parto normal que nos casos de cesariana eletiva, e quando ocorre a RU, a mortalida
de neonatal é 10 vezes maior que os casos que não tem.

Por: Adailton Salvatore Meira -  Médico Ginecologista e Obstetra
Extraído de: Bionascimento
 

Comentários

  1. Me chamo Nicolly, moro em Campinas SP, e estou gravida de 6 meses (22 semanas e 5 dias).
    Eu tive minha filha de 34 semanas por bolsa rota e fiquei em ''TRABALHO DE PARTO'' DURANTE 3 DIAS E MEIO, minha bolsa roupeu mais não totalmente, ela ficava soltando liquido aos poucos, cheguei no hospital e eles me internaram, de cara ja disseram cesaria!!!!
    Eu disse não.... Pq eu tinha contração, so não tinha dor.
    Ai eu fikei o sabado todo, o domingo todo e a segunda até as 10 da manha sem indução. quando foi MEIO dia me deram citotec e depois a ocitocina no maximo, continuei sentindo contrações mais eles sempre dizendo cezaria, minha dilatação ia aos poucos quando deu 3 horas eu fiz uma ultrasson e a o coração da minha filha CLARA LORENA estava em 185 batimentos, eles me mandaram novamente pro quarto, eu não tive nem chance de andar eles me pegaram e foram fazer a cesaria, eu não queria, eu queria esperar pq a cesaria pra mim foi frustrante.
    as 4 e 58 a clara nasceu, não precisou ficar na encubadora, ela nasceu com 50 cm e 3,150 gramas.
    quando ela estava com 7 meses engravidei novamente e agora quero MEU PARTO NORMAL.....

    EU SEI QUE A MÃE NATUREZA É A MELHOR ARMA QUE EU TENHO PARA CONSEGUIR MEU SONHO.
    EU POSSO TER UM PARTO NORMAL?
    Alguem sabe algum medico pela unimed q opte por isso e não me cobre 12 mil reais por um parto normal?
    de campinas
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, tenho um bebê de nove meses e estou gravida novamente quero ter mais noticias sobre o assunto, no primeiro filho foi cesariana tentei normal mas n nasceu, tentei ate a ultima hora,tinha tudo pra nascer normal,só um detalhe ele n nasceu normal por que o bebê geralmente fica com o rostinho virado pra frente fica ali no umbigo da mamãe, e o meu filho estava com o rostinho virado para trás, então ficou no colo do ultero a parte chata da cabeça e então foi o por que de não ter nascido normal, o resto estava tudo certo.Agora estou gravida novamente e meu bebê tem nove meses será que posso tentar parto normal sem ter muiiiito risco de uma roptura.olha meu zap zap entra em contato comigo,69 8154 2250.

      Excluir
  2. Li teu post agora, alguns meses depois de teres escrito.
    Espero que esta vontade de parto natural, ainda seja a tua vontade.
    Te envio contacto de grupo de doulas organizadas ai do Brasil. Acredito que elas te possa, dar boas noticias!!
    http://www.doulas.com.br/
    Torço por ti!!

    ResponderExcluir
  3. Tive duas roturas uterinas, uma na primeira gestação com 22 semanas. Na segunda gestação com 34 semanas, entrei em trabalho de parto e o médico optou por me medicar, meu útero não suportou as contrações e rompeu novamente! Numa terceira gravidez não planejada, meu filho nasceu com 34 semanas em rotura parcial identificada somente na hora do parto. Na ocasião já tinha um filho, por adoção. Hoje tenho os dois e uma princesa, tb por adoção! A gestação foi muito estressante, insegura e tensa! Mas Deus quis que ele nascesse !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tive rotura uterina durante o parto do meu segundo filho estou grávida novamente e estou com muito medo de acontecer novamente

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Tive um pnac (parto normal apos cesaria)após quatro anos e nove messes tenho uma pergunta quanto mais loge a cesária anterior tem menos riscos ?
    Meus parto foi induzido do Oli e foi bem tranquilo ele nasceu com 3,528 e 49 cm parto normal e tudo !
    Bem gostei da página !!beijus a todos estão fazendo um otimo trabalho !!

    ResponderExcluir
  5. Olá não sei se pode mais estou aqui para convidar a todas as mamães a conhecerem meu blog www.mamyydeprimeiraviajem.blogspot.com.br lá conto sobre meu parto como foi a experiencia de ser mai de primeira viagem,conto mais sobre as doulas,espero que gostem beijos!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,estou na minha quarta gestação e o quinto filho,TDs cezariana.Estou de 6 meses e muita dor nos quadris. Oque sera ?ultero que está pesando ?Ou a devido 3 cezarias ?

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho uma dúvida, isso é muito comum?? Pois eu tive meu primeiro parto cesárea e agora quero normal, pois eu tentei meu primeiro parto ser normal mas não consegui, fazem 3 anos! É perigoso ?

    ResponderExcluir
  8. Olá meu nome é Márcia no meu caso foi um erro médico comprovado pelos peritos dá cremeb nunca tive problema nem um no útero e nunca teve aborto apenas não quiseram fazer uma cesariana dei entrada sem dor e sem dilatacao meu filho tinha 57centimentro 4;356 GR subiram na minha barriga dois obtreta tentando tira a força o menino coroava mas não saia foi aí q meu útero rompeu tive choque homorragico os dos rins pararam e o pulmão complicado parei na UTI só estou viva pq Deus não permitiu q eu morresse Ale..pq se dependesse do médico eu morresse ali mesmo pq ele abandonou eu na sala de parto e quem terminar é uma outra médica até hoje sofro pela perda do meu filho

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é Márcia no meu caso foi um erro médico comprovado pelos peritos dá cremeb nunca tive problema nem um no útero e nunca teve aborto apenas não quiseram fazer uma cesariana dei entrada sem dor e sem dilatacao meu filho tinha 57centimentro 4;356 GR subiram na minha barriga dois obtreta tentando tira a força o menino coroava mas não saia foi aí q meu útero rompeu tive choque homorragico os dos rins pararam e o pulmão complicado parei na UTI só estou viva pq Deus não permitiu q eu morresse Ale..pq se dependesse do médico eu morresse ali mesmo pq ele abandonou eu na sala de parto e quem terminar é uma outra médica até hoje sofro pela perda do meu filho

    ResponderExcluir
  10. Oi ... tenho uma filha 13 anos (cesária), um filho 2 anos (cesária), varizes pélvicas e identificação de risco de rotura uterina.
    Retirei o ovário direito.
    Posso engravidar novamente? Qual é o risco?

    ResponderExcluir
  11. Estou grávida da minha segunda gestação e descobrir que posso ter essa ruptura uterina, meu primeiro filho tem 1 ano e 2 meses. Gostaria de saber se é muito perigoso? Estou desesperada

    ResponderExcluir
  12. Uai, menos de meio por cento de chance de romper! Mais de 99 por cento de chance de sucesso :)

    ResponderExcluir
  13. Quando a ruptura os médicos avisam ? Vem escrito no papel da alta ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu email correto para respostas!